O termo "música" vem do grego "mousikós" que significa algo relativo as musas que sempre foram retratadas como inspiração para o homem. Então o termo se referia a ligação do espírito com a inspiração em sua forma artística. Com o tempo a nomenclatura acabou se tornando restrita a inspiração que criava a combinação de sons. A música é a arte de organizar fenômenos acústicos para fins estéticos, divididos em melodia, harmonia e ritmo.

A arte é a mais perfeita criação humana, pois permeia o individuo em todas as suas definições, seja espiritual, física, social, intelectual, profissional, afetiva e familiar. Posso dizer facilmente que a música é de todas as artes a que mais facilmente permeia todas essas dimensões do meu ser.
Se a música permeia o ser humano tão intrinsecamente, seria facilmente possível sentir a música, certo? Bem, as coisas não são tão simples assim. Essa história que o mundo é simples e que nós gostamos de complicar as coisas não passa de conversa furada.
A música também é uma forma de interpretação, uma forma de se expressar através dos sons. Não consiste em apenas ser ouvida, mas também ser sentida, captar a expressão do interprete pelos sons. Sempre ao criar um arranjo, uma melodia ou o que seja, há uma ideia por trás, um sentimento, um ideal, um pensamento. Nada surge do além.
Entretanto, hoje em dia muito se critica a qualidade da música que é transmitida a população pelos meios de comunicação de massa, ou seja, emissoras de rádio e televisão. Músicas de pouca qualidade e sem nenhum sentido são jogadas aos montes para a turba que sempre consome o que está na moda.
Uma música faz sucesso e toca em todas as rádios e seu interprete vai a todos os programas de televisão imagináveis, faria shows até em Marte se possível. Então se passam uns dois anos e ninguém mais lembra da existência do individuo. A música não representava nada além de ser a música da moda que todos ouviam pelo fato de tocar a todo momento e em todo lugar. Então eu lhe pergunto, há músicas que te marcaram realmente? Ou há músicas que você ao ouvir sente despertar algum sentimento diferente de apenas achar a música legal ou não?
Alguns dias atrás uma amiga postou em seu facebook um link com a música "Lovers" da banda espanhola de Heavy Metal "Melódico" chamada "Dark Moor". Ela comentou que amava o álbum "Tarot" dessa banda, álbum que essa música "Lovers" integra. Então comentei que é um ótimo álbum mesmo e que gosto bastante da banda.
Ela em seguida comentou que a música "Lovers" a fazia sorrir, pois então a indaguei dos motivos para isso. Simplesmente respondeu, "Engraçado, não sei te responder. Apesar de ser romântica é animada... É mágica... Não sei... Só sei que me pego cantando, gesticulando e sorrindo quando ouço essa música.. Eu sou muito de sentir a música... Tenho umas sensações esquisitas que não sei explicar por que... Essa música me faz sorrir sem motivo... É estranho".
A música é essa aqui:
Isso em meio a ele estar me dizendo que estava se encontrando musicalmente, que finalmente havia encontrado um estilo musical que sonoramente lhe agradasse e que lhe fazia algum sentido. Com isso me peguei pensando como isso também acontece comigo com certas músicas.
Como exemplo, sempre que ouço "Sine On You Crazy Diamond" do "Pink Floyd" é como se minha mente entrasse num devaneio, literalmente numa brisa muito louca por conta dos teclados psicodélicos. Em meio a isso sempre me surge um grande sentimento de melancolia com os deveras melancólicos arranjos da guitarra.
Como exemplo, sempre que ouço "Sine On You Crazy Diamond" do "Pink Floyd" é como se minha mente entrasse num devaneio, literalmente numa brisa muito louca por conta dos teclados psicodélicos. Em meio a isso sempre me surge um grande sentimento de melancolia com os deveras melancólicos arranjos da guitarra.
Para quem se interessar:
Então aqui eu deixo minha pergunta, você também consegue sentir a música?
18 comentários:
Nunca tinha parado para pensar nisso, mas acho que compreendo bem a questão.
Quando ouço Dust in the Wind do Kansas me dá uma enorme sensação de vazio. Isso só para dar um exemplo básico, mas varias músicas conseguem mexer comigo.
Eu tenho um pouco de masoquismo musical kkkkkk. Quando estou triste costumo ouvir músicas tristes, o que me deixa mais para baixo ainda. Então acho que consigo facilmente sentir a música.
Que post interessante. Creio que a música é uma evolução da fala, um falar artístico que às vezes não precisa nem de palavras, somente a expressão (des)verbal por meio de notas musicais. Sabe o que tenho sentido - ouvido - ultimamente? A música I'm Not Yours da dupla Angus e Julia Stones, aconselho que ouça, é uma música que me faz refletir, sentir muitas coisas. É maravilhosa. Gostei do blog e principalmente do símbolo de fundo com quase o emblema da Sociedade Teosófica. Um abraço.
www.depoisqueanoitece.blogspot.com
Bom post amigo... Realmente a música foi a melhor arte criada pelo homem,a música muitas vezes ouvimos,mas muitas vezes além delas emitir apenas sons elas despertam sentimentos e tem poder até mesmo de mudar nossa mente, creio que sem música eu não conseguiria viver ! estou seguindo,se quiser me fazer uma visita e retribuir esta aí o link!
http://verdades-irreais.blogspot.com.br/
as vezes eu sinto a musica...
depende do momento!
eu sou um escritor quando estou criando historias gosto de ouvir musicas, como se fossem trilhas sonoras da historia.
Se o que sinto quando escuto a música não for sentir a música, não sei o que é sentir. A música é quase que uma alma transformada em som. Gosto muito das que me fazem viajar, sentir-me dono de mim e de minha história. Acho que você gostará muito dessa postagem minha, onde falo sobre música: http://narcisoprostituido.blogspot.com.br/2012/06/as-10-musicas-que-mais-tenho-ouvido.html
Dica de música: Habanera de Carmem.
a música é uma forma de se libertar e esquecer das coisas ruins do mundo
Adorei o post!
E sei bem o que é isso, sinto sempre quando ouço A 9a Sinfonia do Novo Mundo, de Dvorák. Sabe aquela música que você poderia deitar, por os fones de ouvido e ouvir o dia todo?
E Pink Floyd é ótimo mesmooo!
Beijos!
http://muitasfeminices.blogspot.com/
gostei do post, realmente a música é algo tão relativo, pois nunca agrada gosto de todo mundo, pois como as pessoas são diferentes por causa da suas singularidades, as músicas também!!
estou te seguindo
http://ideias-esdruxulas.blogspot.com.br/
Olá amigo,claro,teria como deixar seu email em meu blog como comentário? irei entrar em contato o mais rápido possível e lhe enviarei a image,aí você também me envie uma imagem do seu blog..
Pink Floyd é uma das melhores bandas que conseguem fazer com sentissimos a musica, viajada total.
Sempre sinto as músicas que ouço, cada uma desperta um tipo de sentimento.
http://pitadadecinema.blogspot.com
curta no face lá =D
ola mt obrigado por visita meu blogger..adorei seu blogger achei bem legal seu post...ja te sigo
Cara, que post foda *-*
A música é uma boa parte da nossa vida. Nos acompanha nos momentos bons e nos ruins, é quase um casamento.
É como uma frase que ouvi uma vez: "a vida sem música, não faria sentido"
Estou te seguindo.
Um beijo, Misunderstood.
Bah cara ... post muito bom, estou seguindo teu blog, a música é uma arte sensacional, pois acredito que é a arte que não conseguimos viver sem.
Muito bom...
têm 49 vídeos de metal nacional no blog, ele é bem completo e valeu pela visita lá
http://rocknrollpost.blogspot.com.br/
Gosto muito de músicas mas não escuto qualquer coisa, como diz o velho ditado: "meu ouvido não é lixeira" mas escuto algumas coisas bem legais. Gostei do post. Estou seguindo-o. Beijos e sucesso.
Ontem estava, endosado, e ao escutar o som de Pink Floyd, senti que a morte era apoteótica... A musica de fundo como algo angelico. Um sentimento de so deixar ir, mais um medo do que isso é, Sinto como se algo me chama-se, e se eu fecha-se o olhos e so me concentra-se no som, eu chegaria em algum lugar, que me chamava com uma força tão grande, mais que ao mesmo tempo me dava medo.
/
Postar um comentário