sexta-feira, 6 de julho de 2012

Provável descoberta do Bóson de Higgs

Hoje é um dia especial na Blogosfera devido a blogagem coletiva sobre espiritualidade. Mas dane se a espiritualidade, vamos falar de ciência, algo bem mais útil shausuasuausuaus. Calma, não comecem a apedrejar, estou apenas brincando... Ou não rsrs.

Desde o começo do mês muito têm se falado no meio cientifico do Bóson de Higgs. Mas o que diabos é isso?

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) é o maior acelerador de partículas do mundo e foi construído após a elaboração de um megalomaníaco projeto cientifico ao custo de 8 bilhões de dólares. Seu laboratório fica em um anel subterrâneo de 27 km na fronteira da França com a Suíça. O LHC funciona desde setembro de 2008 e trabalho de facto na colisão de feixes de partículas, seu principal objetivo, desde 2010. 

Localização do LHC

Após anos de pesquisas sob imprevistos e problemas técnicos o LHC parece ter alcançado seu objetivo supremo, a suposta descoberta do Bóson de Higgs. O nome vem do cientista Peter Higgs que nos anos 60 elaborou uma teoria que explicaria como o universo foi criado a partir do Big Bang.  Com a descoberta dessa partícula o chamado Modelo Padrão que explica como se comportam praticamente todos os componentes da natureza (exceto a gravidade que é explicada por outra teoria) seria validado. Por isso o Bóson de Higgs foi apelidado de “partícula de Deus”.

LHC

Pensa se que após o Big Bang o cosmos passou por um resfriamento e a consequente formação do Campo de Higgs e seus Bósons que são uma partícula subatômica. Essa partícula teria interagido com todas as outras e lhes dado massa. Essa é a última partícula que faltava ser analisada e por isso validaria o Modelo Padrão, sendo a mais importante descoberta da ciência no século.

O modelo padrão é o arcabouço essencial para a sustentação do que conhecemos como Biologia, Física, Química etc. Obviamente o Modelo Padrão é incompleto, pois apesar de explicar quase todos os elementos do nosso planeta, ele não explica algumas coisas relacionadas ao universo, como por exemplo, a matéria negra.. Então a descoberta do Bóson de Higgs pode ser também um grande passo nesses estudos.

Os cientistas ainda precisam ter total certeza que a partícula descoberta é de facto o Bóson de Higgs previsto a 50 anos atrás por Peter Higgs, mas de qualquer modo, sendo ou não Higgs, está é uma nova partícula.

Para quem se interessar pelo assunto, só para eles mesmo pois o vídeo tem uns 15 minutos rsrs, deixo aqui um vídeo. É um tanto antigo, o LHC ainda estava sendo construído na época, mas possui uma explicação muito didática do que é o Bóson de Higgs e seu papel para unificar a Física das Partículas. Começara a falar de fato do Bóson de Higgs por volta de 3:30.

9 comentários:

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE O ASSUNTO E A TEORIA TAMBÉM...

Arlan Souza disse...

é um tema bem bacana mesmo, pena eu não entender muito a respeito.
Li a pouco que o Brasil foi convidado para parcerias com o pessoal do LHC, mas que por falta de uma postura mais ativa por parte da diplomacia brasileira nada foi concretizado.

Boa sorte com o blog.

Anônimo disse...

Não entendo muito de física, mas é sem dúvidas um assunto bastante interessante.
Já tinha lido algumas coisas sobre esse LHC ser o maior projeto cientifico dos últimos anos mas não tinha ideia do que era o projeto em si. Bacana ver que continuamos nos desenvolvendo no entendimento do universo.

Marcos disse...

Tinha postado como anônimo pois não estava conseguindo logar =/

Will disse...

A espiritualidade é tudo assim como a ciência. Odeio extremismos e gosto de relacionalidade...Espero que esta seja a tal partícula desde muito eu espero que este projeto der certo...

Larissa disse...

Até esses dias não fazia ideia do que era isso, quando começou a pipocar noticias sobre isso fui ler algumas coisas.
Claro que ainda falta muito, pois vão começar a estudar a partícula agora, mas é um avanço incrível. Só não entendo esse apelido ridículo de partícula de Deus.

Andresa Lee disse...

Nossa, que coisa mais interessante - e louca!
Confesso a minha ignorância ao dizer que nunca tinha sequer ouvido falar sobre isso! o_O
Mas valeu a indicação, tanto do assunto quanto do vídeo!

Marília Tasso disse...

Não tinha ouvido falar sobre essa tal partícula, gosto muito do assunto, sou fã da ciência, mas me falta neurônios pra entender certas coisas...

Joicy Sorcière disse...

Oieeeeeee... então quer dizer que vc tem outro cantinho pra liberar os pensamentos!? Gostei demais, viu!?

Por costume acabei indo no outro blog e deixando um comentário por lá! ahahahahahaha ...

Vou favoritar esse aqui para lembrar de vir, quando quiser trocar uma ideia! rs

bjks :) JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...