Estive pensando o que postar essa semana e decidi criar a sessão "dica de música". Obviamente as postagens estarão sujeitas ao meu gosto musical. Portanto na maior parte das vezes postarei algo ligado ao heavy metal que é o que mais ouço depois de trilhas sonoras, mas uma trilha se ouve por completo e não apenas uma faixa, logo não faz sentido postar aqui.
A ideia é postar não "apenas" uma música bacana que tenha uma melodia legal, uma letra bem elaborada ou bonitinha. A intenção é trazer nessa sessão músicas que sejam boas harmonicamente falando, mas que contenham também em suas letras um potencial cultural, uma curiosidade ou coisa semelhante. Começamos com...
Plata
O Plomo – Enslaved – Soulfly
Sobre a banda: Soulfly é uma banda
estadunidense que mescla vários subgêneros do heavy metal em seu som. Apesar de
estadunidense, o criador da banda é o brasileiro Max Cavalera, um dos
fundadores da maior banda brasileira de heavy metal, o Sepultura.
Sobre o álbum: Enslaved é o oitavo
álbum de estúdio do Soulfly e foi lançado em Março de 2012. Na semana de
lançamento Enslaved alcançou a posição número 82 da Billboard 200 nos EUA que
marca semanalmente os 200 álbuns mais vendidos no país.
Sobre a música: A faixa é a única
a não ser cantada em inglês no álbum. Está parte em português na voz de Max Cavalera e parte
em espanhol na voz de Tony Campos. É basicamente um Thrash Metal com partes em
que há a presença de um violão tocando flamenco, dando ênfase nesse lado
hispânico da música.
Plata O Plomo fala sobre o narcotraficante e narcoterrorista Pablo Emilio Escobar Gaviria. Pablo Escobar entrou cedo para o crime realizando pequenos furtos em Medellín e antes dos 22 anos já havia se tornado um homem muito poderoso. É considerado até hoje como
o mais poderoso traficante de drogas da história, tendo se tornado o sétimo
homem mais rico do mundo nos anos 90. "El Patron" (o padrinho) era como o apelidaram seus homens do Cartel de Medellín que negociava cocaína em
muitos países na América e até mesmo na Ásia e mantinha uma sangrenta guerra contra o Cartel de Cali.
Escobar ficou marcado pela corrupção de muitos oficias da lei e do governo colombiano e pela intimidação em seu modo de agir que o fez criar o “Plata O Plomo” (dinheiro
ou chumbo), uma estratégia para lidar com a lei e o governo onde recebia o dinheiro ou literalmente mandava chumbo em seus negociadores. Pablo Escobar é tido ainda como responsável pela morte de três candidatos a presidência na Colômbia e por um atentado contra o prédio da segurança nacional, dentre outros atentados em que estima se que tenha sido responsável pela morte de cerca de 4000 pessoas. Há ainda quem acredite que Pablo Escobar foi o responsável pelo atentado a Suprema Corte Colombiana de 1985 em que metade dos juízes da corte foram assassinados pelos guerrilheiros da esquerda nacional. Todavia, Pablo era visto pela população pobre da cidade de
Medellín como uma espécie de Robin Hood, era comum ver o traficante
distribuindo dinheiro aos pobres e também é creditado a ele grandes
investimentos na cidade de Medellín e no esporte local, principalmente no futebol. Não estou fazendo apologia ao narcotráfico ou ao terrorismo, apenas descrevendo fatos. Escobar era protegido pela população que sempre o ajudava.
Em 1991 Escobar entrou em um acordo com o governo colombiano quando temia ser extraditado para os EUA. Pablo negociou com o governo uma sentença em que seria preso durante 5 anos, mas sem sofrer a extradição. O próprio traficante construiu sua prisão, "La Catedral", uma verdadeira mansão onde ele ficava "preso". Mas ao ser acusado de matar negociadores que iam até La Catedral, Pablo teve seu acordo invalidado e seria extraditado, porém ele fugiu antes que qualquer atitude contra ele pudesse ser tomada.
Caçado pelas polícias
estadunidense e colombiana, Pablo foi baleado e morto em uma fuga pelos telhados de Medellín. Essa caçada foi
documentada no livro “Matando Pablo: A caçada final ao rei da cocaína” do
escritor Mark Bowden, e se não me engano, também há um filme baseado neste livro. Além disso, há vários livros que retratam a vida de Pablo Escobar, como o "La Parábola de Pablo" que é um dos mais elogiados pela crítica e também há alguns seriados de televisão, como o "Escobar: el patrón del mal" (Escobar: O Patrono do mal), e documentários como "Pablo Escobar: Anjo ou Demônio?" que retratam a vida do lendário narcotraficante sul americano.
Pablo Escobar ainda é um assunto bastante polêmico na Colômbia e divide bastante a opinião dos colombianos, sendo que parte da população trata Escobar como herói que lutou contra o governo a favor do povo e parte o trata como uma encarnação do próprio mal.
Pablo Escobar ainda é um assunto bastante polêmico na Colômbia e divide bastante a opinião dos colombianos, sendo que parte da população trata Escobar como herói que lutou contra o governo a favor do povo e parte o trata como uma encarnação do próprio mal.
7 comentários:
Mas que indelicadeza lhe dizer que tem olhos de psicopata kkkkk. Caso te encontre algum dia pelos eventos eu te mostro um pouco da minha mágica kkkkkkkkkkkkk.
E por falar em Assassin's Creed, a Ubisoft Brasil baixou os preços dos jogos e os livros estão em promoção na Lojas Americanas. Acho que vou aproveitar isso comprar os livros.
Eu gosto do Soulfly, mais dos álbuns recentes, os primeiros eu não gosto muito, sei lá, tinha muitas firulas, batuques e era meio estranho. Não que fosse ruim, eu apenas não curtia muito, mas os últimos 3 álbuns foram muito bons.
Olha, onfesso minha ignorância, antes de ouvir Plata O Plomo eu nem sabia quem era Pablo Escobar, mesmo ele sendo uma figura tão emblemática. Quando ouvi pela primeira vez eu fui dar uma olhada no que significava Plata O Plomo e acabei tomando conhecimento de um pouco do que escreveu aqui. Agora vi que era uma figura muito mais complexa e polêmica do que eu poderia imaginar, não a toa o Soulfly o pegou para tema da música.
Oi, tudo bem?
Você é quem moderava o Metal Brasil, não é? Ao menos me indicaram que esse blog é do mesmo criador do Metal Brasil.
Caso eu não esteja cometendo um engano de pessoa, queria lhe pedir um favor. Meu irmão tem um blog focado o estilo e queria lhe pedir permissão para postar lá o artigo que escreveu sobre o Gus do RR.
Ah e já que está falando do estilo, conheço pouco do Soulfly, mas este último álbum que foi um dos poucos que ouvi eu gostei bastante e Plata o Plomo é uma das melhores músicas.
Salve Manfio!
Eu não vejo a hora de colocar minhas mãos em Assassin's Creed 3. Outro que estou contando os dias é o novo Metal Gear, não lembro exatamente o nome dele, acho que é Metal Gear Revengeance.
Eu ouvi poucas vezes ainda este novo álbum do Soulfly, mas logo de cara Plata O Plomo foi uma das que mais me atraiu, Primeiro por estar em português e depois por ser uma das que mais gostei no álbum. Eu li algumas coisas sobre Pablo Escobar quando fiz um trabalho sobre o narcotráfico para o colégio. E cara, como é complexo entender a relação dele com os colombianos. É fácil achar na net imagens que o colocam como herói mesmo, mas também muia gente o considera um bandido a mais. Acho que é uma das maiores personalidades da América Latina.
Acho que ter como herói um terrorista que matou tata gente não é muito positivo, mas cada um tem suas crenças e não sei como é que ele mudou a vida dos pobres em Medellín para afirmar.
Adoro música, sou muito ecletico apesar de eu nunca ter ouvido falar nessa banda
mas ai curti essa seção dicas de musica, poste mais é bem bacana
flws
http://blogdoitalogomes.blogspot.com.br/
Vou mandar te a via email, tudo bem? Só me passa seu endereço que eu mando certinho. Acho que o Gothic/Doom possui bastante presença por aqui e é o subestilo que eu mais gosto também.
Então és do outro lado mesmo kkkkkk. Mas não vejo problemas, quando vieres acá não deixe de me contatar.
Falando do Soulfly, eu não conheço quase nada da banda, só de nome mesmo e sei que o líder é o Max Cavalera que era do Sepultura. Gosto do Sepultura, mas não do Soulfly. Ouvi a música e até gostei, achei bem interessante as partes que tem o flamenco, ficou muito bom. E o Pablo Escobar eu já havia ouvido falar algumas coisas, mas bem superficialmente.
Max é um gênio, é o verdadeiro rei do rock brasileiro, só que o povo e a mídia do brasil não dão muito valor, lá fora ele é considerado uma lenda, aqui nem tanto, infelizmente, mesmo tendo feito mais sucesso que as outras bandinhas de ''rock'', como legião urbana e afins.
Manfio o/
Opa vai ser legal vc abordar no seu novo blog sobre as bandas de metal alternativas e não tão alternativas que vc conhece...tu tens um repertório musical bem vasto =). Mesmo eu não sendo muito do estilo, acho legal um bom trabalho de divulgação.
Valeu por me passar o link do background. Sabe, conheci o Ouroboros depois que li A História Sem Fim (livro que super recomendo) e fiquei fascinada por toda a simbologia histórica do símbolo. Até cogitei a hipótese de tatuar, quem sabe...
Então de fato o livro de Assassins’ Creed até teve de ser relançado o 1º pois esgotou..agora pretendo comprar os 3 na Bienal. E por falar em Bienal estou empolgada para ir esse ano. Gostaria de encontrar mais tempo para colocar a leitura em dia..durante a semana quando chego em casa acaba ficando na net aí já viu. E fim de semana é sem chance..sempre ocupada rs.
Ah eu nem ouso mais msequer pensar em tentar calcular as horas que perco indo e voltando para casa...meu busão sempre dá problema de atraso, semfalar do tempo que perdemos cumprindo jornadasdiárias...se eu for calcular tudo isso e ver o resultado final acho que surto e viro hippie kk (ah não, hippie não...)
Olha, qualquer dia desses gostaria muito que você me falasse sobre essa experiência como ledor para cegos...você escreve bem também, acho que seria interessante ver mais sobre isso e também como pessoas, como eu que nem sabia que isso existia, poderia contribuir nesse ato tão legal.
Eu também espero que o AnimeCon se firme e tenha uma boa organização. Porque agora só a Yamato lidera. E ela acaba desleixando em algunsp ontos (mas é muito boa em oujtros não vou negar) porque não tem com quem competir.
AHSHS bom a peruca loira foi assim: usei ela no cosplay de Misa versão 1, da Júlia..depois com o uso ela foi ficando embaraçada embaixo...assim, resolvi fazer algo útil...cortei ela e tente iarriscar e deu certo! Esstou louca para colocar o cosplay do Johan para ir num evento com uma amiga (ela irá de Tenma).
Olha eu já cheeguei a pensar em subir no palco mas nãqo tenho coragem. Mas fiquei motivada quando vi uma mina ridicula de Misa (que nada tinha de Misa) no palco...eu tava mais Misa que ela u.u. Mas só subiria se mais algum amigo também subisse no palco.
bjs!
Postar um comentário