terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hipocrisia vegetariana

Desde a infância eu tive problemas em comer carne. Não gostava e era um sacrifício para minha mãe me fazer comer. De certa idade em diante eu não conseguia olhar para a carne em meu prato sem pensar na vaquinha vivendo feliz no pasto hehe. Além de não gostar, passei a considerar repugnante.


Minha mãe aceitou e finalmente parou de me empurrar carne para comer. Hoje mantenho uma dieta controlada por uma nutricionista, devido alguns problemas genéticos e por opção própria está é uma dieta vegetariana. Não tenho nenhum ideal por trás disso, apenas não gosto e nunca gostei de comer carne.

Recentemente li textos afirmando coisas como "o triunfo da humanidade vegetariana", "a superioridade vegetariana", "ser vegetariano é uma questão de humanidade". Isso indo de textos de blogueiros pela internet até textos de famosos autores que defendem esse estilo de vida. Eu sempre digo, não podemos negar quem somos e nem a nossa história. O "homem duplamente sábio" ou Homo Sapiens Sapiens é um mamífero onívoro, a evolução humana o fez assim. O símio Australopitecos era um animal herbívoro que teria dado origem ao Homo através de mutações genéticas, mais precisamente origem ao Homo Habilis que é considerado o primeiro do gênero Homo. Alguns dos fatores que contribuiram para a extinção do Australopitecos foram sua não adaptação as mudanças climáticas e o facto de ter uma alimentação muita restrita, já o Homo Habilis havia se tornado um animal tanto herbívoro como carnívoro, e desde então até o Homo Sapiens nós somos onívoros. Não tem sentido algum dizer que em ser vegetariano há mais humanidade desde que você conheça a história do homem hehehe.

Somos animais também e fazemos parte do ciclo natural do planeta, assim como de sua cadeia alimentar.
Claro que sou contra maltratar e torturar animais, o mesmo para o uso deles em rodeios, touradas e qualquer coisa parecida. Eu não gosto nem de deixar meu cachorro preso numa corrente atada a sua coleira, não tenho coragem nem de matar uma formiga. Sou totalmente a favor dos direitos dos animais e achei supimpa o Código Penal brasileiro ter se tornado mais rigoroso quanto a práticas cruéis e dolorosas com animais. Sou vegetariano tanto por não gostar de carne, como por considerar mais saudável e também por ter peninha dos animaizinhos hehe.

Será?

Mas por favor, parem com essa besteira que ser vegetariano é uma questão de humanidade. Quer ter mais humanidade? Pois então pare e pense que atualmente 925 milhões de pessoas no mundo passam fome, ou seja, a cada sete pessoas vivendo neste maldito planeta, uma não consegue diariamente alimentos suficientes para ser considerada saudável. Enquanto isso você fica ai de mimimi que ser vegetariano é ser superior, é mais humanitário. Quer ser humanitário? Seja um militante contra a fome e deixe de lado discussões estúpidas como essa. Impressionante como as pessoas se engajam em discussões tão superficiais.

11 comentários:

Kamylla Silva disse...

Tenho uma enorme simpatia pelo vegetarianismo e considero seriamente a possibilidade de me tornar vegetariana um dia, mas a "militância" - entre aspas, porque acho um insulto aos verdadeiros militantes, hahaha - dos vegetarianos costuma me irritar bastante. Sério mesmo que eles querem conquistar a simpatia das pessoas para a causa posando de superiores ou de mais inteligentes? Enquanto isso, o debate inteligente é ignorado. :/

:*

http://hey-london.net

Unknown disse...

Hey, Muito BOM, aparte do [deixe de lado discussões estúpidas] Perfeita colocação quer ser "Superior" Faça com que o "Inferior" iguale ao padrão digno de vida! Abraço

Marcela disse...

Eu não suporto a chatice dos vegetarianos, sem ofensas rs.
Alguns amigos meus que o são estão sempre a ficar intrometendo-se na vida dos outros falando da alimentação alheia. Muito chato isso. Não discordo que possuam uma alimentação mais saudável, mas também não concordo, pois não sei nada sobre isso. Mas concordo com tu ao dizeres que não tem nada a ver com questão de humanidade. Ser ou não vegetariano é mais uma das inúmeras escolhas que se faz em vida.

Victor Cesário disse...

Não vejo lógica no vegetarianismo na verdade. Isso não é errado. É da natureza humana comer carne, se não eu poderia dizer que um animal que come outro está sendo brutal e cruel?

Gostei da postagem.

Se der passa la no meu: http://portalm5.blogspot.com.br

Marco disse...

não gosto muito de comer mato

Morini disse...

Gostei bastante do seu texto. Há alguns dias, eu disse para uns amigos que pretendia virar vegetaria no próximo ano. E, isso, por uma opinião semelhante a sua. mas é engraçado, só de mencionar a ideia já houve rechaçação. Não gosto de pessoas xiitas, seja de um lado ou de outro.

Larissa disse...

Eu sou vegetariana também, por muitas razões. Mas eu acho que está tendo muito radicalismo nos vegetarianos ultimamente, o que nos tem tornado extremamente chatos. As pessoas precisam ser mais razoáveis. E achei bem interessante o ponto em que disse que há muita importâncias em discussões supérfluas nos dias de hoje.

Eu adoro aquela cidade, ela é minuscula e deve ter uns 19 mil habitantes apenas, mas é demais. As pessoas apesar de conservadoras, comum isso no interiorzão né, são muito hospitaleiras. E há um ar bucólico na cidade.
Quando for de novo me conte alguns dias antes, adoro conhecer o pessoal que conheço pela internet.

KGeo disse...

o que penso sobre vegetarianismo, é as pessoas que são vegetarianas e as pessoas que comem carnes são iguais ambos podem ser pessoas ruins e boas.
só lembrando que o Hitler ele não comia carne.

Sora disse...

Hey Manfio!
Eu também sou a favor de comer comida vegetariana pois mete-me uma pena enorme ao saber como os animais são verdadeiramente tratados por detrás daqueles talhos de alta qualidade -.- mas infelizmente não consigo manter uma dieta vegetariana pois as coisas aqui são caríssimas como o tofu entre mais ingredientes.
Sim de facto ver os moonspell valeu a pena ficar na fila, e tirar a foto com o vocalista valeu o mundo, foi um dos melhores momentos da minha adolescência.
Lol eu também já fiz essa piada e estava a pensar coloca-la no post mas achei que haveria pessoas que iriam levar a mal para além de ser um post sério e essa piada iria tirar a seriedade toda xD
Se não houve ninguem que jogasse final fantasy x no pc, agora existe, fiz uma magia qualquer com um emulador *hoje! só agora é que deixei de jogar para ir comer xD* e consegui pôr o jogo a dar, tem alguns erros no som, mas no entanto são erros completamente superáveis. Ai a minha placa gráfica xD aiaiaiai xD *Sora-Chan viciou*
Eu adoro a Yuna acho ela a melhor personagem de jogo que alguma vez joguei ou encontrei e quando comprei o final fantasy dissidia 12 para a psp e vi que dava para jogar com ela, fiquei encantada!!
Vou ver esse video agora, e depois vou jogar >.<
Quem me dera que o mundo real fosse como spira, nem me importava com os monstros, simplesmente o facto de ser um mundo melhor que este seria o suficiente para me fazer feliz :D *já estou a dizer coisas parvas, mas no entanto é um pensamento que eu tenho*

bjo
http://osuwarii.blogspot.pt

Tsu disse...

Manfio o/
Gostei do seu texto...ilustrou muito do meu próprio pensamento com relação á isso. Não sou vegetariana porém evito de comer carne porque, assim como vc, tenho nojo.
E como disse, eu concordo: tem muito vegan que é insuportável! Não estou generalizando mas a grande maioria é muito chata! Xiita como fanático religioso e agora parece estar na moda ser vegan e achar-se superior..que atitude é essa que o faz mais humano? Alegar que protege os animais mas está aí desejando o mal alheio, permitindo que um monte de animais sofram nas ruas e pré-julgando outrem.
Ser humanitário é simplesmente não desejar o mal á outra pessoa de bem.
Tá é legal lutar pela dignidade dos animais
Eu super recomendo A História sem Fim. É um livro de fantasia sem igual. Pelo menos sua descoberta do Ouroboros foi, historicamente, melhor que a minha, que foi atraída por causa de um livro de fantasia rs. Aliás meu interesse por simbologia começou quando passei a adentrar na cena gótica. Mas quando li os livros de Dan Brown (sim, clichê) acabei tendo um interesse muito maior e fui pesquisando. Como sou fã de história antiga principalmente pagã, constantemente aprendo algo sobre. Vc mencionou o Eterno Retorno e me fez lembrar do símbolo de Infinito..cujo primeiro contato eu tive através de um mangá em cujo índice mencionava isso aliado ao conceito de Karl Jung.
Eu já decidi que quando for fazer as minhas tattos será somente simbologia. Duas eu já me decidi, para uma em cada ombro...agora resta pensar na terceira.
De fato, eu não tenho a mínima vocação para ser hippie...não gosto nem um pouco e a estética é horrível! @_@.
Desde que comecei a ficar mais tempo na net depois que chego do trampo, minha leitura teve uma decaída. Falta de tempo é complicado. Eu poderia ler no meu horário de almoço como fazia, mas ultimamente com a correria do trabalho fico tão cansada que opto pelo cochilo rs. Quando vc estiver bem sentimental escreva sobre essa experiência de ledor para cegos, gostaria de ler.
Vc verá! Na verdade seria uma dupla cosplay de Johan e Tenma feita por mulheres vestidas de homem =p. Vc chegou a ver o desfile cospaly do AF? A Misa que subiu no palco estava ridícula. Acho que os organizadores deveriam barrar certos tipos de cosplay. Quanto á Hetalia, li o mangá e detestei mas talvez o anime seja diferente.
bjs

Anônimo disse...

Coma carne! não seja vegetariano isso é ser herbívoro,seja humano não animal.