Caros colegas, hoje trago uma dica de banda aos amantes da música pesada.
A banda em questão é proveniente da Suiça e se chama Eluveitie, uma banda normalmente rotulada como Folk Metal fazendo a mistura da música de raiz Celta com o Death Metal Melódico.
Eluveitie significa "O Helvécio" na extinta língua galega, sendo que o povo dos Helvécios era uma das muitas tribos Celtas e se localizavam no que hoje é a Suiça e também o sul da Alemanha. Um dos fatos marcantes na banda é que há muitas músicas cantadas em Gaulês que era a língua falada pelos Celtas que moravam na Gália (que consistia todo o territorio francês e partes da Bélgica, Alemanha e Itália) antes de serem dominados pelo Império Romano. O idioma foi extinto no século VI, mas nos últimos anos muitos arqueólogos tem descoberto vestígios do idioma em manuscritos, rochas, antigos artefatos etc.
A banda Eluveitie tem acompanhado isso de perto e algumas de suas músicas são versões musicadas de textos gauleses super antigos, assim como quase todas as músicas da banda estão conectadas à história e literatura dos Helvécios. O mais recente álbum da banda tem todas as suas letras baseadas no "Commentari de Bello Gallico" (Comentários sobre a Guerra Gálica) escrito pelo imperador romano Júlio César, porém aqui a banda dá os comentários do ponto de vista dos gauleses.
Portanto o Eluveitie não é apenas mais uma banda de folk metal que mescla heavy metal com a música celta, os caras realmente são fissurados pelas raízes de seu povo. A banda é composta por oito integrantes tendo Ivo Henzi e Siméon Koch nas guitarras, Merlin Sutter na bateria, Kay Brem no baixo, Meri Tadic no violino e vocal, Anna Murphy no Hurdy Gurdy e vocal, Pade Kistler na gaita de fole e flauta e Chrigel Glanzmann na mandola, flauta, bodhrán e vocal.
A banda usa de vários instrumentos típicos como o Hurdy Gurdy para criar a atmosfera celta de suas músicas, mas sem nunca deixar o heavy metal de lado. Alguns exemplos de músicas abaixo.
Curiosidade: Inis Mona era o nome céltico da ilha hoje chamada "Isle of Anglesey" no norte do País de Gales. Em Inis Mona havia se estabelecido o maior colégio para Druidas já criado pelos celtas e por isso atraia os jovens celtas de todas as tribos espalhadas pela Europa. A formação de um Druida na ilha poderia chegar a até 20 anos.
Curiosidade: Omnos (que significa "medo") é toda cantada em Gaulês.
Curiosidade: Epona era uma especie de deusa da fertilidade na religião pagã dos galegos e protegia os cavalos, burros, éguas, mulas e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário