quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

What the fuck are you singing?

Essa semana uma simples postagem no Facebook enfureceu os brasileiros fãs de heavy metal.

Tudo começou quando a banda paraibana The Noyzy enviou para o produtor musical Jack Endino (conhecido por ter trabalhado com Nirvana, Sonic Youth, entre outras) um EP, com o intuito de saber a opinião do produtor e negociar com o mesmo a produção do primeiro álbum de estúdio da banda. Pouco tempo depois Jack Endino respondeu que o som era muito interessante, mas não conseguia entender uma palavra do que o vocalista cantava.

Algumas horas mais tarde Jack Endino postou em seu facebook, “Bandas brasileiras!!! POR QUE VOCÊS ESTÃO CANTANDO EM INGLÊS? EU NUNCA CONSIGO ENTENDER UMA PALAVRA! Qual o sentido disso? Nunca vai dar o sucesso a vocês fora do Brasil e eu não vejo como isso pode ser um sucesso DENTRO do Brasil. Sim, eu sei que Sepultura fez isso, mas o inglês deles é excelente, as letras deles boas e eles faziam parte de uma gravadora internacional de Metal. Quem mais conseguiu isso? Eu estou perplexo e intrigado com isso”. Poucas horas depois o comentário de Endino tinha mais de 250 respostas, algumas poucas apoiando sua opinião, e muitos descendo a lenha no produtor, e ainda muitos outros de forma mais educada mostravam outras bandas brasileiras com sucesso no mundo cantando em inglês.

Sepultura atualmente. Vale lembrar que o antigo vocal Max Cavalera sempre teve uma pronúncia ótima e desde que saiu da banda em 1997 mora nos Estados Unidos. E também vale lembrar que o vocal atual Derrick Green é natural dos EUA.

Ao ler o comentário de Endino eu imediatamente lembrei-me de uma reflexão de Renato Russo há 15 anos, “... Se for pra cantar em inglês, que cantem 'assim' e não naquele inglês horroroso... Mas o Sepultura é muito bom”. Ou seja, é praticamente o mesmo comentário rs.

Fui ouvir o EP da The Noysy e definitivamente, o inglês dos caras não é dos melhores. Porém é um erro dizer que o Sepultura é a única banda brasileira que conseguiu mercado fora do Brasil devido o inglês. O Sepultura é um fenômeno sem comparações, tornou se não apenas a banda de rock ou metal, mas o grupo musical brasileiro mais conhecido no mundo. Todavia, bandas como Angra, Krisiun e Torture Squad possuem grandes bases de fãs em muitos países da Europa, assim como a Shadowside está seguindo os passos do Sepultura e conseguindo um mercado muito grande nos EUA. Isso sem falar de bandas como Korzus, Hibria, dentre outras que comumente estão fazendo turnês fora do Brasil.

Finntroll, banda finlandesa de Folk Metal que canta em finlandês e que que está entre as principais do estilo.

Outro erro é o cara pegar no pé das bandas brasileiras. O Heavy Metal se estabeleceu como um estilo musical cantado universalmente em inglês. Hoje em dia, além dos tradicionais centros do metal (Inglaterra, EUA e Alemanha) temos como países centrais no estilo Finlândia, Suécia e Noruega.
Então você vê que as principais bandas da Alemanha (Scorpions, Accept, Blind Guardian, Helloween, Gamma Ray, Destruction, Grave Digger, Sodom, entre outras), as principais bandas suecas (Opeth, In Flames, Dark Tranquility, Evergrey, SoilWork, Amon Amarth, Arch Enemy, Therion, Meshuggah, entre outras) e as principais bandas finlandesas (Nightwish, Stratovarius, Sonata Arctica, Children of Bodom, Apocalyptica, Sentenced, entre outras) cantam em inglês. Salvo algumas raras exceções como os finlandeses do Korplikaani e os alemães do Rammstein que cantam em seus idiomas e fazem sucesso, e a Noruega que lá sim, as bandas em sua grande maioria cantam em norueguês mesmo. Mas isso é papo para outra postagem.

As bandas norueguesas de Black Metal são um caso diferente. Cantam em seu próprio idioma e fazem sucesso por toda a Europa e também pelas Américas.

De facto não dá para você tentar cantar num idioma que você não domine, por mais que o seu instrumental seja magnífico, e é muito comum ouvir bandas cantando com um inglês bem ruim. Estas bandas everiam repensar seriamente em algumas coisas. Mas não dá para falar que só tem o Sepultura no Brasil e nem crucificar o país, pois o heavy metal tem o inglês como sua língua principal, quase em todos os países deste planeta.

Mas e vocês, acham que as bandas deveriam apostar mais no português?

Nenhum comentário: