domingo, 23 de fevereiro de 2014

Arrepios musicais

Provavelmente você já sentiu arrepios ouvindo música, mas já parou para pensar o motivo disso acontecer? Pois vamos descobrir agora! Na grande maioria das vezes os arrepios são uma tática do nosso corpo para amenizar a sensação de frio e tentar segurar o calor. Para o Homo Sapiens isso não é de muita utilidade, pois ao passar dos tempos a quantidade de pelos na espécie humana foi reduzindo. E também é bem evidente que atualmente os pelos são mais um incomodo para a maioria das pessoas. Além disso os pelos também podem se arrepiar quando nos sentimos hostilizados, outra coisa que é praticamente insignificante para a espécie humana, mas funciona bem em outros animais.

Mas tenha calma, vamos fazer como Jack, indo por partes. Os arrepios também podem ocorrer quando sentimos algum tipo de prazer devido a estímulos corporais. Os pelos podem se arrepiar quando estamos comendo algo que gostemos muito (espírito de gordo mode ON), quando levamos um beijo em uma região sensível do corpo, durante o sexo, com o uso de drogas (não use drogas ^_^) ou ao ouvir uma música que gostemos. Para nosso cérebro gostamos de ouvir música pelo mesmo motivo, razão que gostamos de sexo ou de comer, assim com nosso organismo reagindo de uma maneira única para diferentes estímulos. Ou seja, nosso cérebro é um verdadeiro fanfarrão.


Ao ouvir uma música que você goste é liberada certas quantidades de dopamina que se forem em níveis elevados acabam mudando a condução elétrica da pele, causando o que alguns cientistas chamam de "orgasmo da pele", gerando o arrepio musical. Através da música a dopamina pode até mesmo alterar o ritmo dos batimentos cardíacos e do fluxo sanguíneo. Estudos apontaram que quanto mais importante a música na vida de uma pessoa, maiores são as chances dos arrepios acontecerem, às vezes acontecendo de uma forma natural com o desenrolar da música, às vezes relacionados ao fato de a música trazer a tona algumas memórias e vínculos emocionais.


No meu caso são várias as músicas e de várias bandas que já me causaram arrepios, mas certamente a psicodelia do Pink Floyd é de longe o que me causa mais arrepios. Difícil é escutar os teclados psicodélicos e os acordes melancólicos de "Shine On You Crazy Diamond" uma vez sequer sem arrepiar hehe. Também não é raro sentir arrepios ouvindo OSTs de games como Final Fantasy e The Legend of Zelda.
E vocês, se arrepiam muito ouvindo músicas?

Um comentário:

Tsu disse...

Manfio o/
Ah a correria nossa de cada dia...e como se não bastasse sempre tem confusão no meio...pessoas ciumentas é algo complicado de se lidar, de fato.

Quem nunca se arrepiou ouvindo boa música? Isso acontece comigo sempre que ouço aquelas músicas orquestradas de trilha sonora. ME arrepiam e me inspiram.
Até mesmo o refrão gregoriano de SNK se você ouvir dá um arrepio rs.
E não use drogas (huehuehuehue)
Vai no AF esse ano?

Por aqui as coisas estão indo..avançando em algumas questões, retrocedendo em algumas e ficando estagnadas em outras hehehehe. Mas aos poucos vou levando!
É foda mesmo..muitas obras que queria ler acabam só tendo em inglês (preciso de um curso urgente) ou são aquelas obras que você viu mencionarem mas não acha em lugar algum.
Sobre o equipamento DMT de fato é um saco pra andar mas se o meu ficar tão bonito quanto tá parecendo q vai ficar, vou ter q usar..até pq vou pagar caro na bagaça e tenho que exibir (ostentação cosplay hehehe). Finalmente peguei minha peruca (do Levi..veio comprida, aí a tesoura entrou em ação jhehehe). Andar no ahopis foi de boa...mas no dia que usei o Allen teve gente perguntando "vc ganha pra fazer isso?"..,. reposta: - infelizmente não, bem que eu gostaria. Mas por enquanto só gasto =p.
hohohohohoh
bjs!!!